Atores lotam sala para debate

Publicado em 20/05/14

Por Rafael Reis, do Idade Midia

Na sexta-feira (9/5), o Band recebeu de sala cheia a visita dos atores Ghilherme Lobo e Fábio Audi, estrelas do longa-metragem “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, vencedor do Teddy Bear (melhor filme pela crítica no Festival de Berlim). O filme conta a história de um adolescente cego que busca sua independência, uma vez que é superprotegido por sua família. No meio da jornada, Léo (Ghilherme Lobo) se apaixona pelo recém chegado na escola, Gabriel (Fábio Audi), que mostra ao garoto um “mundo novo”, levando-o a andar de bicicleta e fazer outras atividades comuns ao cotidiano de um adolescente sem deficiência visual.

O debate sobre o filme a princípio aconteceria somente com os alunos do curso Idade Mídia, que ocorre durante as sextas à tarde. Porém, por conta da popularidade do filme e graças à parceria do curso com o Cultural mais 30 alunos puderam assistir à palestra. Os atores responderam às mais variadas questões por parte dos alunos, debatendo, principalmente, sobre os temas retratados no filme, dentre eles, o descobrimento de um primeiro amor, a relação da sociedade com a deficiência, a recepção do filme na comunidade LGBT, a resposta de comunidades mais conservadoras, a experiência de gravar um longa-metragem, e as diferenças entre o cinema e o teatro.

Impulsionados pelas perguntas levantadas pelos estudantes, ambos mencionaram suas inspirações e técnicas para entrar na personagem, e o que aprenderam ao estrelar um filme sobre um adolescente cego. Após a palestra, Ghilherme e Fábio estenderam seu tempo para tirar fotos e dúvidas pessoais.

Os dois atores deixaram bem claro, durante a palestra, que se sentem orgulhosos do trabalho que fizeram. Finalizaram a entrevista de modo a satisfazer todos que compareceram, e não foram embora antes de deixar uma valiosa lição. “Entre em acordo com você mesmo, e persiga aquilo que te faz feliz, mesmo sabendo que vai ter que ralar pra isso. Não vai ser fácil, mas valerá a pena.”, aconselhou Ghilherme Lobo, sobre o futuro pós-escola questionado pelos alunos.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas

O Band e a ESPM juntos

Publicado em 15/04/19

Oscar Vilhena no Band

Publicado em 12/04/19