Alunos participam de simulações da ONU

Publicado em 12/06/15

Alunos do Ensino Médio participaram de diferentes simulações da ONU (Organização das Nações Unidas). No final do mês de maio, estudantes da 1.a série realizaram a conferência de encerramento do MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio) e no feriado de Corpus Christ, alunos da 2.a e 3.a séries participaram do Fórum Faap de Discussão Estudantil, acompanhados pelas professoras Regina Mara e Marina Consolmagno.

Forum FAAP

Fórum FAAP

O MONU-EM é uma atividade realizada no Colégio há 15 anos, uma vez por semestre. Durante o curso, os alunos aprendem como funcionam os orgãos da ONU, realizam debates e são ensinados a redigir documentos de posição, para, no encerramento do projeto, participarem de um dia de conferência que simula uma entidade das Nações Unidas.

MONU-EM

MONU-EM

Este ano, o tema da simulação final foi “Medidas de Contenção do Terrorismo no Boko Haram”. Os estudantes tiveram a oportunidade de debater e criar um documento de resolução para o problema ao final do dia. “ O tema é muito interessante, por ser bem atual. Eles gostam de ver isso e foram muito práticos para discutir a questão”, afirmou Regina Mara, coordenadora do projeto.

Já o Fórum FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) de Discussão Estudantil reúnes colégios de diversos estados do país para simular diferentes comitês da ONU. “A experiência de modelar com outras escolas, discutir política, argumentar, conhecer pessoas novas é enriquecedora. Eles terminam o feriado cansados mas contentes”, finalizou a professora.

Foram 15 alunos representar o Bandeirantes no Fórum como delegados do Chade e Bélgica em 7 comitês diferentes, como a Assembleia Geral da ONU e o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Além disso, o Colégio teve representação na Ong IPEN (International POPS Elimination) no Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento e no Comitê de Imprensa, como Folha de São Paulo.

“Foi gratificante. É bom se reunir com pessoas de mesmos interesses e as discussões ajudam a expandir a visão de mundo”, declarou Laura Cubillas, da 2.a série. Ela ganhou uma menção honrosa como delegada da Bélgica no Conselho Europeu.

Inscrições para o MONU-EM do segundo semestre começam na primeira semana de julho na sala virtual.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas