Veja estes tomates, conheça sua história

Publicado em 18/10/14

Por Caio Meneses

A Feira de Ciências e Tecnologia se destaca por seu altíssimo nível em termos de qualidade dos projetos apresentados. Para alcançar tal nível de excelência, os grupos precisam de muito trabalho duro durante todo o ano. Cada projeto é cuidadosamente elaborado de forma que este possa ser iniciado o mais rápido possível e ainda tenha tempo suficiente para ser plenamente desenvolvido apesar de erros e atrasos.

Isso é o que aconteceria em um grupo ideal. Entretanto, o projeto sobre o qual falarei neste texto foge um pouco desse padrão. As diferenças deste grupo em relação aos demais começam no seu processo de criação (chamo de processo, pois não foi simples nem rápido). Até a formação do grupo ser a atual, os integrantes passaram por intensas reviravoltas. Enfim, ele estava oficialmente formado.

Logo após a composição, as primeiras semanas foram dedicadas à decisão do tema, que variou radicalmente e sofreu diversas mudanças, substituições e discussões até a decisão final: recuperação de solos utilizando o zeólito.

O zeólito é um mineral com grande potencial para ser usado na agricultura para recuperar solos degradados. O problema é que este é um tema complexo, que envolve experiências nunca realizadas antes e manipulação de organismos vivos (plantas). O experimento consistiu em germinar sementes de tomates e submetê-las a três diferentes tratamentos: solo inerte (solo a ser recuperado), solo inerte com zeólito e solo inerte com vermiculita (mineral que desempenha a mesma função do zeólito). Entretanto, o único problema é que o crescimento e desenvolvimento de plantas depende de fatores externos como a temperatura e umidade do ar. Por fim, após vários erros e tentativas, os resultados esperados começaram a aparecer.

Na reta final, começaram a investir na apresentação e estratégias de divulgação. Como inovação foi a marca do grupo durante todo o trabalho, eles desenvolveram um aplicativo no qual é possível obter novas informações sobre o trabalho, que está disponível gratuitamente através de QR Codes espalhados pelo Colégio, no dia da Feira, e pelo link: http://app.vc/zeolito

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências