Vale um Nobel

Publicado em 22/10/09
Por Beatriz Lima, Mariana Pereira e Sophia Neitzert

fusao-nuclearO projeto do grupo de fusão nuclear desta terceira edição da Feira de Ciências do colégio Bandeirantes começou como uma grande brincadeira.  Pedro Milani, um dos integrantes do grupo, disse  para seus amigos do grupo da Feira: “vamos fazer sobre fusão nuclear e ganharemos o prêmio Nobel!”. Felipe Marcellino, Gustavo Kawamorita, Julio Roll e Thiago Murakami toparam o desafio e partiram para o trabalho.

Agora, os cinco integrantes já dominam o tema e estão prontos para a apresentação deste sábado (24). Esta será dividida em duas partes, uma teórica e outra experimental. A primeira informará aos visitantes sobre o que é a fusão nuclear e como esta funciona. Os alunos também explicarão a famosa equação E=MC², que se relaciona diretamente com o tema da pesquisa. Já o experimento simulará a produção do plasma, essencial para a obtenção desse tipo de energia.

Além de descobriram muito sobre o tema, os estudantes tiveram outras experiências importantes. Aprenderam a conviver em grupo, a lidar com decepções e inconveniências. No início do ano, por exemplo, sofreram a decepção de não poder construir uma máquina de fusão nuclear. Eles apenas produziram o plasma, essencial para que a fusão ocorra. Também houve a oportunidade de visitar o Instituto de Fusão Nuclear da USP, onde tiveram contato com o assunto sob um ângulo profissional.

Depois de tanto trabalho agora só resta a experiência final. Os futuros nobelistas estarão esperando ansiosos para dividir o saber do poder dessa nova e misteriosa energia na Feira de Ciências deste ano.

Também quer participar do Blog? Envie seu material para dib.caio@yahoo.com! Seu texto poderá ser publicado! Participe!
Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências