Torre inova a captação de energia solar

Publicado em 24/10/09
Por Anna Gabriela Oliveira

termo-solarO projeto das alunas Gabriela Peach, Fernanda Bachman, Gabriela Brosco, Lais Azuma e Joana Peloia mostra como é possível utilizar o Sol de maneira relativamente simples para obter energia elétrica.

Com a orientação da professora de Química Denise Curi, as meninas construíram um protótipo de uma torre solar que combina efeito estufa e correntes de convecção obtidos a partir do calor emitido por lâmpadas de infra-vermelho que simulam a energia solar.

“A idéia é ter em uma grande área com bastante incidência de ar uma torre e um diâmetro feitos de material resistente, por exemplo, um polímero.” explica a professora. O projeto funciona como uma verdadeira estufa, sendo possível cultivar plantas em seu interior. A intenção é que o ar quente, que tende a subir, gire uma turbina na parte mais alta da torre.

Na maquete feita pelo grupo, usaram vidro por ser um material resistente ao calor do infra-vermelho.Por ser feita em uma escala pequena, não produz energia elétrica, então para demonstrar seu uso, o grupo acoplou um motor à turbina, como já havia sido planejado.

O projeto mostra que tal meio de produção de energia é viável e mais simples que outros meios para se obter energia. É um projeto sustentável porque utiliza apenas a energia solar, que é uma fonte inesgotável. Vale a pena conferir de perto como funciona a máquina que está prevista para ser implantada em vários lugares do mundo.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências