Sustentabilidade de longa data

Publicado em 29/10/11

Por Marcela Porto e Rafael Marcondes

A ideia que deu origem ao projeto “Educação Para Sustentabilidade” começou em 2009, quando professores começaram a pensar em maneiras integrar a educação sustentável nas diversas ações do Band. Em 2010, nasceu o curso “Educação para Sustentabilidade”, interdisciplinar, que tem como um dos objetivos diagnosticar e solucionar questões de sustentabilidade dentro da escola. Aqueles que participam do curso formulam projetos que envolvem diversas habilidades e conteúdos, como aquele que postou avisos perto dos copos plásticos para diminuir o impacto ambiental dos mesmos no colégio.

Este ano, a “Educação para a Sustentabilidade” ocupou uma sala da Feira de Ciências, em que os estudantes ThiagoRezek, Guilherme Barroso, Giovana Leite, Fabíola Kim e Mariana Rielle desenvolveram um jogo baseado na pergunta “Como é a melhor maneira de se produzir?”.

Nele, o jogador vê e constrói as relações na cadeia de produção de certo produto. Assim é possível perceber que a cadeia produtiva de nossa sociedade é linear, ou seja, pegamos da natureza, produzimos, consumimos e jogamos fora, gerando lixo e desperdícios em toda a cadeia produtiva. Percebe-se que o ideal seria uma economia circular, inspirada na natureza, que não gera lixo nem desperdiça recursos materiais e energéticos.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!