O movimento do corpo na eletiva de Física Médica

Publicado em 31/05/19

Relacionando esportes e o movimento do corpo com conceitos da Física, alunos da 3.a série do Ensino Médio da eletiva de Física Médica tiveram aula com direito à participação do professor de Educação Física do Band, Carlos Alberto De Simone, e da bailarina, Viviane Godoy. Durante as duas aulas, as noções da Física puderam ser vistas e experimentadas pelos alunos por movimentos, objetos e por seu próprio corpo. Tudo foi acompanhado de perto pelos professores de Física, Pedro Zen, José Ortega e Fernanda Sodré.

Os esportes e a física se encontraram no estudo e na prática do equilíbrio. Viviane, que participou da eletiva, no ano passado, por meio de um vídeo, veio esse ano ao Colégio explicar algumas técnicas básicas do Ballet Clássico. Os professores puderam explicar conceitos como centro de gravidade, torque, momento de inércia e momento angular que são essenciais para a execução de um giro.

Depois de aprender a física por trás dos passos de ballet, os alunos realizaram alguns passos como o “fouetté” com consciências dos princípios envolvidos. “A Vivi nos inundou de simpatia e sensibilidade em uma aula muito divertida, tanto para nós quando para os alunos. No começo, eles pensaram bastante nos movimentos, arrumando as posições, mas, depois que incorporaram o princípio, acabaram fluindo na dinâmica. ”, contou o professor José Ortega.

Para a aluna da 3.a série do Ensino Médio, Júlia Shibuya, a proposta da aula foi incrível. Ela acha muito legal a abordagem da eletiva que traz a física para o dia a dia dos estudantes e mostra as suas aplicações em áreas que normalmente não são pensadas pelos alunos. “É muito legal ver a relação do que gente aprende com o que a gente vive no esporte e no ballet. Sem a física, não existe o ballet. Na realidade, não existe nada sem a física.”, disse.

Também da 3.a série do Ensino Médio, a aluna, Luiza Nazima, contou que já fez mais de 10 anos de ballet e nunca tinha parado para pensar quanta física estava envolvida nos movimentos. “Muitas coisas que a falou professora eu via nas falas do meu professor de ballet. A aula me trouxe a explicação do porquê essas orientações eram importantes e qual é a diferença delas em um movimento. ”, concluiu.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!