O Band no ESERA 2019

Publicado em 13/09/19

O professor e o coordenador de Física, Alexandre Magno e a professora de Química, Carolina Oliveira Zambrana, representaram o Band na 13.a conferência do ESERA (European Science Education Research Association). O evento, que aconteceu esse ano em Bolonha, na Itália, é um dos mais importantes congressos europeus de educação e contou com participantes de todo o mundo.


A associação tem como objetivo melhorar o alcance e a qualidade das pesquisas em ensino de ciências na Europa, relacionando a pesquisa com a política e a prática da educação científica, além de promover ligação entre pesquisadores de todas as partes do mundo. O tema do encontro esse ano foi “A beleza e o prazer de entender: engajar-se em desafios contemporâneos através da educação científica”.

A cada dois anos, essa troca de experiências acontece em uma cidade sede diferente. “Essa foi a primeira vez que participamos do ESERA e posso afirmar que todas as palestras e simpósios que frequentamos foram muito bem aproveitados. São 5 dias intensos de imersão no evento que traz temas atuais como a gameficação, a interdisciplinaridade e a física moderna.  O cuidado na metodologia de estudo também foi bem pautado. Devemos pensar além do conteúdo ao ensinar e valorizar as práticas educacionais que ajudam os alunos”,contou Alexandre.

Já para Carolina o congresso foi ótimo e mostrou grandes tendências da educação a nível mundial, como a valorização do aluno, respeitando suas particularidades, a interdisciplinaridade e a importância do trabalho em grupo. “Essas novidades na área de ciências estão ganhando cada vez mais força. O ESERA foi um momento muito rico de troca de experiências e eu fiquei muito feliz em ver que aqui no Band estamos caminhando na mesma direção.”, concluiu.

Temas relacionados: , , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!