Muito sangue no BandForense!

Publicado em 07/11/18

Em algumas aulas do BandForense 2018, os alunos realizaram experiências nas quais puderam aprender questões relacionadas ao sangue dentro do corpo humano (Sistema ABO e fator Rh) e também fora dele (padrões de gotejamento, espirros e manchas).

Tipagem sanguínea _ Sistema ABO e Fator Rh

 

Nesta aula os alunos receberam a professora Marta Rabello que, com a competência de sempre e muita alegria, aplicou importantes conceitos de Física a acerca da dinâmica dos fluídos aplicada ao sangue.

Profa. Marta Rabello _ Orientações gerais sobre o gotejamento de sangue.

Os alunos dos 9os. anos foram introduzidos na temática Forense relacionada à “análise do padrão de manchas de sangue” de forma prática e muito interativa.

Inicialmente foi feito um padrão para o gotejamento vertical, para que se tivesse noção das medidas das gotas de sangue em relação às alturas propostas pelo experimento.

BandForense avaliando o gotejamento de sangue em diferentes alturas e o formato das gotas.

 

A relação entre a forma da gota de sangue e o ângulo de impacto também é um tema importante para os investigadores e que foi bem demonstrado pela professora Marta, que propôs atividades com esse objetivo. Essa atividade pode ajudar o investigador na determinação do tipo de ferida causada.

Simulação de pequenos jatos de sangue artificial obtidos por meio de seringa.

 

Outras atividades propostas foram a formação de padrões a partir de simulações de gotas caindo com pessoas andando ou usando uma seringa, caminhando e espirrando pequenos jatos de sangue, para simular as batidas de um coração. Observamos assim, a forma e padrão das manchas durante os movimentos.

 

Envolvendo muitos conceitos da Física, os alunos também observaram o padrão formado por manchas transferidas de objetos “ensanguentados”, como martelos, panos ou facas.

 

Ah! Vale ressaltar que todo sangue utilizado nas experiências é sempre artificial!!! Ele veio dos Estados Unidos, e pode ser de dois tipos diferentes: “sangue simulado para gotejamento e projeção” e “sangue simulado de transferência”.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Bandforense