Medicina conectada à Física com pesquisadora da USP

Publicado em 05/03/18

Explorando a interdisciplinaridade, a eletiva de Física aplicada à Medicina e aos Esportes recebeu uma visita mais do que especial da biofísica da USP, Prof.a Henriette Righi. Acompanhada pelos professores de Física, Pedro Zen, José Ortega e Fernanda Sodré, a aula e suas curiosidades encheram o Studio 268 de empolgação.

fisica1

“Deus deve gostar mesmo é de bactérias”, disse Henriette ao introduzir sua fala. Isso porque a professora estuda o comportamento de bactérias diante da radiação, contribuindo para pesquisas na área da oncologia. Dessa forma, ela compartilhou com os alunos toda a sua experiência no campo promissor que conecta a física à medicina, dando um gostinho do seu cotidiano.

fisica2

“Foi muito mobilizador. Os alunos viram conexões entre as disciplinas e perceberam que, ao seguir uma carreira, não estão aprisionados em apenas uma área do conhecimento”, contou Ortega.

fisica3

Em outro momento da apresentação, houve uma coleta de bactérias pelos espaços de convivência dos alunos, dando um toque especial para a aula. Todos coletaram amostras de seus próprios celulares. Depois os estudantes identificaram as bactérias pelo cheiro e analisaram-nas, ilustrando conteúdos de óptica geométrica e física microscópica.

“Acho muito interessante ver os conhecimentos escolares aplicados na vida real.  Ficou clara a relação entre a física e a biologia. Isso para mim é poesia”, exclamou o aluno da 3.a série do Ensino Médio, Rafael Almeida.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!