Física de partículas no programa Masterclass

Publicado em 19/03/18

Amantes da ciência, 15 alunos da 3.a série do Ensino Médio participaram do Masterclass, programa que, em parceria com o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), tem como ideia ensinar estudantes do mundo todo sobre Física de partículas. Esta é a 8.a vez que o Band participa do evento que tomou conta do Instituto de Física Teórica da UNESP (IFT).

IMG_1245

Lá, os alunos tiveram a oportunidade de analisar eventos com dados reais do detector de partículas CMS (Compact Muon Solenoid). Além disso, uma videoconferência reuniu alunos do Brasil, Itália, Áustria e Croácia para conversar com pesquisadores do CERN, tirando dúvidas e compartilhando resultados.

IMG_1250

Um ponto alto do dia também foi poder conhecer o IFT. No instituto, os alunos visitaram a “nuvem” da Unesp e também participaram de atividades lúdicas sobre Física de partículas.

IMG_1249

“A ida ao Masterclass foi bem legal. O ponto alto foi a parte de adivinhar quais partículas foram chocadas a partir de uma simulação de computador. Aprendi bastante sobre física de partículas, muito mesmo, e, surpreendentemente, mais sobre computadores também”, contou o aluno Caio Krakauer, da 3.a série do Ensino Médio.

IMG_1253 (4)

O evento foi uma imersão no assunto, além de uma chance de conhecer cada vez mais o mundo da pesquisa. “Os alunos são muito engajados. Foram ao Masterclass porque gostam e querem se aprofundar”, contou o Coordenador de Física, Alexandre Magno, que acompanhou os alunos no dia.

IMG_1255

Alguns dias antes, Alexandre também reuniu os alunos para uma aula sobre Física de partículas para que todos chegassem no evento sabendo conceitos básicos.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!

mais de Ciências da Natureza