Feira recebe projetos direcionados a deficientes auditivos e visuais

Publicado em 17/10/15

Deficiência é um dos problemas atuais que parece, cada vez mais, poder ser solucionado com a tecnologia. Assim, esse assunto não poderia faltar na Feira de Ciências de 2015 do Band, que conta com projetos sobre deficiência auditiva e visual.

Para os alunos da 2.a série que fizeram o PACS, os problemas vividos pelos surdos podem ser resolvidos com código morse. O ponto principal do projeto se baseia em mensagens mandadas por um celular android que logo após é mandado para um aparelho de vibração devidamente preso ao braço do deficiente. Esse aparelho possui um decodificador da mensagem que a transforma em código morse e, logo após, ocorrem as vibrações longas e curtas que caracterizam esse modo de linguagem. Dessa forma, o surdo consegue associar as vibrações com letras e assim obter a mensagem que, infelizmente, ele não pode ouvir.

bia

Além disso, o projeto Cromatoscopiofone decidiu se preocupar com os deficientes visuais. Esses alunos entenderam o quanto a vida das pessoas cegas pode ser difícil, já que elas passam por situações como trocos errados e preços injustos. O projeto implica em um sensor que identifica cores ou até valores de notas e manda um aviso auditivo, por um fone, do que foi identificado. Por enquanto funciona apenas com 10 cores e dinheiro, porém é preciso enxergar o grande potencial da ideia já que, no futuro, outros aspectos da visão podem ser identificados e ajudar cada vez mais quem sofre com a cegueira.

Por Beatriz Langella

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências