Eureka!

Publicado em 22/10/09

Com projetos interessantes e bem feitos, alunos do 6º ano também marcam presença na Feira de Ciências

Por Ale Ungria e Júlia Helena Griebel

As idéias sustentáveis não aguçam somente a curiosidade dos alunos do Ensino Médio. Os pupilos do Bandeirantes, agora no 6º ano (5ª série), mostram que, com apenas 11 anos, também capazes de criar projetos viáveis que objetivam o desenvolvimento sem prejudicar o amanhã.

eureka-1Arthur Gascon, da 5ªC, idealizou sozinho um plástico feito à base de cola de isopor. A idéia partiu de uma brincadeira com o irmão, na qual percebeu que a consistência da cola era similar à de um plástico.

Já o grupo das alunas Beatriz Motta, Louise Walvis, Stella  Munis e Julia Daneluzzi achou uma solução sustentável para a limpeza doméstica. A partir de ingredientes que são encontrados a preços baixos em qualquer supermercado, as meninas criaram dois detergentes, um amaciante e um desinfetante.

Outros mini-bandeirantinos também irão expor suas inovações na Feira de Ciências deste final de semana. Gabriel Saruhahsi e seu grupo apresentarão uma cadeira feita de papelão, muito mais econômica que uma convencional. Daniel Leite mostrará como uma lâmpada LED pode consumir menos energia e ser mais econômica, fazendo com que uma cidade como São Paulo, de 11 milhões de habitantes, gastasse com luz como se tivesse apenas 600 mil. E Paulo Perin e William Chong planejaram a “casa sustentável”, feita de materiais reciclados e que consome energia limpa.

cataventoO interesse dos jovens do Ensino Fundamental pela área científica é grande e deve ser incentivado. Em São Paulo, foram criados dois centros de ciência interativa: o Catavento e a Estação Ciência. Vale a pena conferir para descobrir a ciência de maneira divertida, interativa e ligada ao cotidiano.

Também quer participar do Blog? Envie seu material para dib.caio@yahoo.com! Seu texto poderá ser publicado!

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências