Ciência e tecnologia lado a lado em eletiva

Publicado em 27/06/19

Os alunos da 3.a série do Ensino Médio da eletiva de Física Aplicada à Medicina e aos Esportes receberam Evandro Drigo, especialista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. O palestrante veio ao Colégio conversar com os estudantes sobre a bioengenharia e mostrar alguns exemplos do que ele faz em seu ramo de pesquisa. Tudo foi planejado e acompanhado pelos professores de Física, Pedro Zen, José Ortega e Fernanda Sodré.


Depois de aprender um pouco mais sobre a história da medicina e da anatomia e explorar os movimentos do corpo, aplicados à física, os alunos descobriram um pouco mais sobre a ligação ente a ciência e as novas tecnologias. Coração e pulmões artificiais, sensores, próteses e órteses e chips orgânicos são algumas das inovações da medicina nos últimos tempos que puderam ser estudadas e vistas por eles.

​Evandro estuda e desenvolve ferramentas que amparam os seres humanos. Ele manipula a tecnologia para a montagem de dispositivos que interferem na saúde das pessoas. “O aluno do Band já tem um forte contato com a tecnologia na ciência. Nas aulas de STEAM, por exemplo, eles podem ver cortadoras a laser e impressoras 3D em ação. ”, contou a professora de Física, Fernanda Sodré.

​Além da parte teórica, os estudantes puderam manusear os dispositivos trazidos pelo palestrante. “Eles ficaram fascinados com a possibilidade de manipular os exemplos do que lhes foi falado anteriormente, como o coração artificial por exemplo. Ao fim, a eletiva mostrou que a tecnologia e as ciências estão unidas em escalas de pelo menos, centímetro a nanômetro, e o ser humano só tem a se beneficiar com isso, usando-a com ética. ”, concluiu.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!