Biologia em profundidade: Bioética e células tronco

Publicado em 27/10/17

Mergulhando no mundo da Biologia, da genética e da ética, alunos do Ensino Médio e Fundamental participaram das conversas Bioética em Debate e Células tronco e clonagem.

IMG_7138

Diógenes Batista

Nelas, os conhecimentos de Diógenes Batista, formado no Band em 2000, médico, advogado e consultor em bioética, e Dra.Lygia Veiga Pereira, cientista e pioneira nas pesquisas com células tronco, foram compartilhados.

Dra. Lygia Veiga Pereira

Dra. Lygia Veiga Pereira

No primeiro encontro o assunto com ambos foi, de acordo com demanda dos próprios alunos, a Bioética. Assim, a partir de trecho do filme “Gattaca”, que retrata um futuro no qual alterações genéticas são comuns para deixar os seres humanos perfeitos, os convidados apresentaram suas opiniões, mostrando a visão social e jurídica da ciência.

IMG_7080

Prof.a Girlene Sismotto

“É importante trazer para eles a realidade do cidadão diante dessas novas tecnologias para que eles possam formar as próprias opiniões. Adquirindo ainda repertório para provas de vestibulares”, explicou a professora de Biologia, Girlene Sismotto.

ligia2

Já o segundo encontro, promovido por Lucianne Leigue, Mariana Lorenzin e Ricardo Almeida, da equipe de Biotecnologia, contou com a presença Lygia Veiga Pereira que falou sobre seus projetos com células tronco. Reconhecida como uma das maiores geneticistas do mundo, a pesquisadora explicou de forma clara aos alunos o conceito, a história e a situação atual de suas pesquisas com células tronco no Brasil. “Foi um privilégio ter a Lygia falando sobre células tronco, é um grande diferencial para os alunos”, comentou Girlene.

ligia1

“A conversa foi incrivelmente boa, eu nunca tinha tido nenhum contato com o assunto. Aprendemos os dois tipos de células tronco e como cada um pode ser usado. Ela sabia explicar tudo de um jeito que parecia muito fácil”, disse a aluna Erika Siefeld, da 2.a série do Ensino Médio.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!