Biologia e Física unidas em eletiva

Publicado em 21/03/19

Relacionando a radioterapia a conceitos da Física, alunos da 3.a série do Ensino Médio da eletiva de Física Aplicada à Medicina e aos Esportes tiveram aula com direito à participação da Doutoranda Henriette Righi. A Radiografia, a Biologia e a Física foram conectadas. Tudo foi planejado pelos professores de Física, Pedro Zen, José Ortega e Fernanda Sodré.

A ideia da eletiva é investigar as aplicações da Física na medicina e nos esportes a partir de situações e problemas reais. Para isso, os professores buscam sempre trazer especialistas no assunto, que estejam vivenciando aquilo no seu dia-a-dia.

A convidada da vez veio diretamente do Instituto de Física e do Instituto de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo. A Doutoranda desenvolve e coordena pesquisas interdisciplinares em Biotecnologia com técnicas nucleares, Biofísica Celular e Molecular. Ela trouxe aos alunos uma aula sobre os efeitos biológicos induzidos por Campo Magnéticos e os tratamentos radioterápicos.

Para o Professor de Física, Pedro Zen, a eletiva tem uma abordagem diferente do usual. “Essas aulas vão além dos conceitos e notas. É muito prática e busca uma maneira nova de pensar”, contou. A inspiração para a eletiva veio de um curso que o professor fez na faculdade.

Os alunos ainda terão, nesse semestre, aulas sobre o coração artificial e a ressonância magnética, entre outros temas, com mais especialistas. Além disso, os professores responsáveis pela eletiva estão escrevendo um livro sobre Física Médica.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!