Alunos do 8º ano do Band reconhecem o excesso de açúcar presente em bebidas

Publicado em 19/06/13

Você já pensou quanto açúcar você está consumindo quando bebe um refrigerante ou suco?

Consegue imaginar como é carregar 100 g de açúcar branco na mão?

Nos últimos anos, numerosos estudos têm sido realizados para descobrir as causas da obesidade infanto-juvenil. A maioria destes estudos tem identificado os erros nos hábitos alimentares como sendo o principal fator responsável por causar obesidade nas crianças e adolescentes. Além disso, a falta de atividade física bem como outros fatores genéticos têm sido identificados como principais razões por trás do ganho de peso repentino em crianças. No caso da alimentação, é nítida a quantidade excessiva de açúcar consumida por pessoas nessa faixa etária. Conhecer a quantidade de açúcar em diferentes alimentos contribui para o controle da obesidade.

Ao participar do National Science Teachers Association (NSTA) National Conference em San Antonio, a professora de ciências Mariana Lorenzin teve a oportunidade de vivenciar uma atividade promovida pelo FDA (Federal Drug Administration) justamente para educar as pessoas sobre a quantidade escondida de açúcar que consumimos quando bebemos sucos, refrigerantes, milkshakes, entre outras bebidas populares. Esta experiência gerou uma ideia para a aula prática ao ser compartilhada com os professores Lúcia e Waldir, da equipe de Ciências e a equipe técnica do Laboratório de Biologia, Bernardo e Milton.

foto

DSCN4010

O objetivo desta aula foi conhecermos a quantidade de açúcar presente em diferentes bebidas consumidas frequentemente pelos adolescentes. Para provocarmos a reflexão, iniciamos com as questões:

Quais fatores você acredita que estejam relacionados à obesidade infanto-juvenil?

Bebidas e líquidos contribuem para o aumento da ingestão de calorias em nossa dieta?

DSCN4038

Cada grupo recebeu um kit contendo um conjunto de bebidas, rótulos de bebidas e sacos plásticos contendo diferentes quantidades de açúcar. Foi solicitado que eles relacionassem os saquinhos contendo açúcar com as imagens das bebidas.

DSCN4029

Dessa forma, os alunos levantaram hipóteses a respeito da quantidade de açúcar presente em cada bebida.

DSCN4017

Além disso, os grupos receberam as informações nutricionais impressas e deveriam relacioná-las com cada bebida.

É incrível observar a quantidade de açúcar presente em diferentes bebidas. Por exemplo, uma Coca-Cola de 600 ml possui 32g de açúcar. Já um milk shake de 500 ml possui 109g de açúcar comum!

Por meio dessa prática, os alunos puderam perceber que ingerimos muito mais açúcar do que nos damos conta. Dessa forma, fica mais fácil fazer escolhas saudáveis para a alimentação.

Além dessa prática, os alunos puderam observar também que uma lata de refrigerante com açúcar afunda mais na água do que uma lata com refrigerante “zero”, comprovando de uma forma fácil de observar que existe uma grande quantidade de açúcar presente, a ponto de afetar a densidade da bebida!

DSCN4238

Quem sabe agora fazemos escolhas melhores na hora da sede!

 

Temas relacionados: , , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!