A fibra natural

Publicado em 23/10/09
Por Carolina Lima/Fotos: Instituto cidade Jardim e dw-world.de

O projeto dos alunos Roberto Amaral, André Dib, Adriano Sundfeld e Caio Cintra estuda as aplicações sustentáveis da fibra de coco, principalmente na jardinagem e na indústria.

No começo, haviam pensado no uso de fibra de vidro em carros, que é mais leve e mais prática. Porém, ao pesquisarem sobre incontáveis outros tipos de fibra, acabaram escolhendo a fibra de coco, que, aliada a uma resina, possui todas as qualidades físicas para diversas aplicações.

Telhado Sustentável
Os alunos moldaram uma placa com esse material, que pode ser usado para a produção dos mais diversos objetos, como vasos, divisores de canteiro e placas termo-acústicas (que isolam temperatura e sons) e peças automobilísticas.

mercedesAo ser perguntado sobre por que vale a pena checar o trabalho do grupo, Roberto responde que não existem muitos programas de reciclagem para a reutilização dos detritos da fibra de coco, mesmo sendo possível produzir diversos produtos com o material. André explica que sustentabilidade é muito mais do que plantar uma árvore. “É conhecer o que você pode fazer para deixar de destruí-lo e, ao mesmo tempo, gerar lucro e ajudar a pessoas necessitadas”, finaliza.

Também quer participar do Blog? Envie seu material para dib.caio@yahoo.com! Seu texto poderá ser publicado! Participe!
Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências