2016 já começa com novidades no Biotec…

Publicado em 16/02/16

O ano letivo de 2016 está, apenas, começando…. as inscrições para o Projeto Biotecnologia ainda nem foram abertas e já temos novidades!!!!

Na verdade, é uma surpresa que está guardada desde o final de 2015….

Como produto final do projeto do ano passado, os alunos receberam a tarefa de produzir protótipos de jogos educacionais com conceitos básicos sobre Biotecnologia, Bioética, Organismos Transgênicos, entre tantos outros temas relacionados.

Inspirados por uma apresentação feita pela profa. Ana Cristina Camargo de São Pedro, responsável pelo projeto, que demonstrou o passo a passo da produção de um jogo sobre o processo de uma pesquisa científica, suas etapas, limites e possibilidades, as ideias de novos jogos começaram a surgir…. Pensar no tema, objetivo e público alvo foram os primeiros desafios que deveriam ser solucionados pelos alunos…

Para trabalhar os diferentes interesses, desejos e sugestões, os grupos utilizaram a metodologia do Design Thinking, o que permitiu, considerando as subjetividades e emoções, uma aproximação das ideias para o início do trabalho concreto.

jogos 5

Ao longo do ano, visitas técnicas a empresas como a Monsanto, realização dos módulos práticos na USP e as diversas palestras sobre conteúdos específicos associados à Biotecnologia e, também, sobre a presença de jogos para a educação e elementos para a elaboração de games e jogos virtuais enriqueceram e ajudaram a construir a proposta dos jogos.

jogos 4

jogos 3

O domínio da língua portuguesa é fundamental no processo de desenvolvimento dos jogos. Para contemplar essa etapa, a profa. Catia Pereira ofereceu aos alunos do projeto uma oficina de análise de jogos que, dentre outros objetivos, permitiu a construção de objetivos e regras claras, pontos fundamentais para que os produtos dos grupos ganhassem forma.

jogos 2

jogos 1

E não é que aquelas ideias saíram do papel?

Claro que com muitas revisões, incrementos e mudanças em relação ao projeto inicial, os jogos foram apresentados à classe que, além de se divertir, pode revisar e aprender novos conceitos…

Questionários, competições, memória e colaboração foram alguns dos elementos centrais presentes nos diferentes jogos!!!

IMG_4538

IMG_4537

IMG_4535

Não podemos dizer que foi uma tarefa fácil, mas, certamente tivemos muito aprendizado com diversão garantida!!!!

A ideia para 2016 é aprimorar as propostas e usar esses jogos para atividades de estudo das turmas do 3o ano do Ensino Médio, que abordam esses assuntos em suas aulas…

Quem sabe não nos encontramos na próxima jogada?

Fique de olho, pois logo estarão abertas as inscrições para a turma de 2016!!!!

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!