Plantão tira dúvidas de português e matemática em estação de trem

Publicado em 03/03/10

Professores tiram dúvidas de estudantes

Uma sala de aula inusitada, sem lousa nem carteiras, foi instalada na estação Brás da CPTM. É o estande do projeto Tira-Dúvida, que pretende ajudar os usuários com suas dúvidas de matemática e de português.
Parceria da CPTM com o Centro Universitário Estácio, o projeto reúne desde o início do mês, de segunda a sexta, das 10h às 19h, professores das duas disciplinas.
As dúvidas, porém, nem sempre se restringem aos temas propostos. “A primeira pergunta que ouvi quando cheguei aqui foi: você já sofreu por amor?”, diz a professora de português Flora Bender Garcia, que viu seu plantão de dúvidas se transformar em consultório sentimental.
Em sua mesa, além de apaixonados em crise, ela já recebeu poetas, designers e músicos. Mas a maioria são aspirantes a vaga em concurso público, contrariando a expectativa dos professores de receber alunos do ensino médio.
“As pessoas chegam aqui com muito mais do que dúvidas. Elas têm grandes lacunas de aprendizagem”, diz Flora, doutora em teoria literária.
As perguntas giram em torno de temas como o Acordo Ortográfico, crase, porcentagem, regra de três e equações.
Mas também há espaço para assuntos como fonética, dúvida da operadora de telemarketing Damaris Fonseca, 28, que tem comparecido diariamente ao estande.
“Eu queria fazer uma faculdade, mas tenho muitas falhas de aprendizagem. Decidi estudar por conta própria”, diz Damaris, que passa até duas horas por dia estudando na CPTM.

CASTRO, Letícia de. Plantão tira dúvidas de português e matemática em estação de trem. Folha de S.Paulo, São Paulo, 26 fev. 2010. Cotidiano, p. 8.

 

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Biblioteca

Civilizações perdidas

Publicado em 03/05/18

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Robôs que aprendem sozinhos

Publicado em 10/04/18