Indicações de leitura

Publicado em 08/06/11

A voz e a vez do jovem: o imaginário de juventude na publicidade brasileira
Autora: Fabiana Parra De Lazzari
Editora: ESPM

Dissertação apresentada à ESPM como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo.

A voz e a vez do jovem: o imaginário de juventude na publicidade brasileiro é uma pesquisa que contempla o contexto sócio-histórico da década de 60 para localizar a emergência do jovem na sociedade, e parte da análise do discurso de propagandas para identificar a linguagem e a imagem construídas para essa juventude. Nas 200 páginas de trabalho, é possível perceber de que forma movimentos como a Tropicália, a Jovem Guarda e a onda de festivais de canção popular ajudaram a construir tipos jovens que se manifestavam em novas marcas, produtos e formas de consumo.

Cleópatra: uma biografia
Autora: Stacy Schiff
Editora: Zahar
ISBN 978-85-378-519-0

“Uma das mulheres mais famosas que já existiram, Cleópatra VII governou Egito durante 22 anos. Perdeu o reino uma vez, reconquistou-o, quase perdeu de novo, construiu um império, perdeu tudo. Deusa em criança, rainha aos dezoito anos, celebridade logo depois, foi objeto de especulações e venerações, de intriga e lenda, mesmo em nosso tempo. No auge do poder, controlava praticamente toda a costa oriental do Mediterrâneo, o último grande reino de qualquer soberano egípcio. Durante um breve instante, deteve o destino do mundo ocidental nas mãos.”

Trecho do Capítulo I

O mensageiro
Autor: Andry Andrews
Editora: Fontanar
ISBN 978-85-390-0230-6

Orange Beach é um pequeno balneário habitado por gente simples e trabalhadora. Mas como acontece em qualquer canto do mundo, seus habitantes não estão imunes aos problemas da vida: casamento à beira do divórcio, jovens desmotivados e sem rumo, empresários correndo risco de falência, viúvos desencantados esperando a morte os levar. No entanto, sempre que alguém acredita ter chegado ao fundo do poço e não vê solução, surge um misterioso desconhecido chamado Jones. Este senhor de aparência simples, vestindo jeans, camiseta e sandálias, e sempre carregando uma velha mala de couro, não oferece fórmulas prontas sem soluções fáceis, mas possui o raro dom da percepção. Com perspicácia, sensibilidade e um toque de humor, Jones oferece justamente aquilo que as pessoas precisam: um novo ponto de vista sobre problemas aparentemente insolúveis.

O futuro da economia: as 12 tendências que vão transformar a economia global.
Autor: Daniel Altman
Editora: Elsevier
ISBN 978-85-352-3708-5

Em O futuro da economia, Daniel Altman oferece ao leitor previsões que, embora instigantes e por vezes contra-intuitivos, são eminentemente plausíveis e inequivocamente lógicas. Muitas das previsões contrariam a sabedoria convencional que transparece todos os dias nas páginas dos matutinos e é alardeado pelos âncoras nos telejornais da noite. Elas também têm amplas implicações para o futuro.

Retrato mortal
Autora: Nora Roberts
Editora: Bertrand Brasil
Série Mortal
ISBN 978-85-286-1499-2

Ano 2059 — No escaldante verão de Nova York, um corpo é encontrado na lixeira pública da rua Delancey. Uma repórter, amiga da tenente Eve Dallas, é avisada da desova e repassa a informação à policial. Eve parte, então, no encalço de um serial killer que oferece às suas vítimas a eternidade, arrancando-lhes a vida no auge da juventude.

Horas antes, chegara à emissora de notícias um portfólio com retratos da jovem assassinada, claramente trabalho de um profissional. As fotos, à primeira vista, não tinham nada de especial, apenas retratavam uma modelo, como tantas outras, em busca de uma carreira na Big Apple. A diferença é que a jovem não era modelo, e as fotos haviam sido tiradas quando ela já estava morta.

Eve Dallas sai então em busca do psicopata, supostamente um fotógrafo perfeccionista que observa, analisa e registra em detalhes cada movimento de seus modelos antes de capturá-los. Sua missão macabra é absorver a inocência, a beleza, a juventude e a vitalidade das vítimas, sugando-as para a câmera com o intuito de tirar um derradeiro e assustador retrato mortal.

O grande projeto: novas respostas para as questões definitivas da vida
Autores: Stephen Hawking, Leonard Mlodinow
Editora: Nova Fronteira
ISBN 978-85-209-2657-4

Quando e como surgiu o universo? Por que estamos aqui? Por que existe algo em vez de nada? Por que as leis da natureza se alinharam de tal forma que permitisse a existência de seres como nós? E, afinal, o “grande projeto” do nosso universo seria a evidência de um Criador benevolente operando as engrenagens – ou será que a ciência oferece outra explicação? Em seu novo livro, Stephen Hawking e Leonard Mlodinow apresentam as teorias científicas mais recentes envolvendo os mistérios do universo, numa linguagem compreensível e marcada tanto pelo brilhantismo quanto pela simplicidade.

Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda
Autora: Miram Leitão
Editora: Record
ISBN 978-85-01-08871-0

O Brasil viveu uma história forte, dolorosa e decisiva na luta contra o tormento inflacionário. Houve euforia e decepção nos choques
econômicos; medo e aflição nos piores momentos da hiperinflação. Os governos enfrentaram dilemas. As famílias criaram estratégias para sobreviver ao tumulto da disparada de preços e das trocas de moedas. Esse livro traz de volta o cotidiano da luta contra a hiperinflação. Lembra o confisco e os dramas familiares que ele criou. Quem viveu, vai se identificar; quem não viveu, se espantará com o que se passou. A moeda estável modernizou o Brasil, foi uma grande conquista da democracia, e permitiu novos avanços. Nessa saga, o inimigo foi vencido. Mas não morreu. ele está à espreita, atento a qualquer descuido do país.

Ultramar Sul: a última operação secreta do Terceiro Reich. A fuga submarina de dirigentes nazistas para a Argentina e o afundamento do cruzador Bahia.
Autor: Juan Salinas, Carlos De Nápoli
Editora: Civilização Brasileira
ISBN 978-85-200-0915-4

“Hitler fugiu? Fugiu num submarino?(…)

Estas perguntas, junto às relacionadas à sua suposta responsabilidade no afundamento do curador brasileiro Bahia, seriam repetidas até a exaustão aos jovens oficiais dos submarinos U-530 e U-977, em campos de detenção de prisioneiros de guerra alemães, em Washington e Londres.
Ainda que com as informações disponíveis não pareça sensato acreditar que Hitler e seus próximos tenham podido viajar naqueles U-Bootes, ninguém sabe o que ou quem desembarcou nas praias de Miramar ou Mar del Sur poucas horas antes de sua rendição. E – como será visto – pôde-se estabelecer, indiscutivelmente, que chegaram às costas da província de Buenos Aires ou da Patagônia pelo menos outros três submarinos (…).
Assim o testemunham, perante uma comissão do Congresso argentino, oficiais alemães que disseram ter assistido, de terra, a essas manobras ao término dos quais chegaram a terra firme uns 80 camaradas, alguns dos quais pareciam ser altos dirigentes do regime deposto.”

Anatomia e fisiologia aplicadas ao Hatha Yoga
Volume 1: sistema locomotor
Autores: Danilo Forghieri Santaella, Gerson D’Addio da Silva
Editora: Carthago
ISBN 978-85-85294-44-1

A ideia de mostrar as técnicas de Yoga numa linguagem ocidental não é nossa. No século 19, na Índia, um importante Swami já alertava para esta necessidade. Seu nome é Paramahansa S’riman Madhavadasa Maharaja (1800-1921) e ele afirmava que:

  • A antiga ciência de Yoga não é apenas para a Índia, mas é a grande contribuição dos antigos rishis para toda a humanidade.
  • Para que continue trazendo benefícios para a sociedade, sua divulgação não deverá acontecer na antiga linguagem tradicional.
  • Com a introdução dos métodos científicos modernos, mesmo os indianos olharão com restrições para antigas afirmações sem comprovação.
  • Assim, se o Yoga deve continuar, é para que seja benéfico para a humanidade e estes benefícios deverão ser comprovados decisivamente, usando os métodos aplicados nas ciências ocidentais.

Em dia com a digestão
Autora: Serafina Petroca
Editora: Mediafashion : Época
ISBN 978-88-6154-132-0

Essa interessante monografia escrita pela Dra. Serafina Petrocca oferece um ótimo ponto de partida para simples mas essenciais observações. Na verdade, para gozar de boa saúde o ser humano precisa ter à disposição todos os elementos úteis para que todo o organismo possa desempenhar suas atividades fundamentais. Para manter a saúde aconselha-se levar estilos de vida adequados e bastam poucas regras alimentares para obter bons resultados.

Dieta para o coração
Autora: Serafina Petroca
Editora: Mediafashion : Época
ISBN 978-88-6154-132-0

As doenças cardiovasculares originam-se de diversos fatores de risco; alguns estão relacionados à transmissão hereditária, outros têm como base elementos ambientais ou hábitos alimentares incorretos. Nos últimos 60 anos, nossos hábitos alimentares e os estilos de vida modificaram-se radicalmente, como nunca havia acontecido em toda a evolução da humanidade.

Dieta para a juventude
Autora: Serafina Petroca
Editora: Mediafashion : Época
ISBN 978-88-6154-132-0

O envelhecimento começa bem antes de vermos seus efeitos, logo após a chegada da maturidade reprodutiva, com certeza não podemos detê-lo, mas sim retardá-lo, pondo em prática corretos estilos de vida.

Segurança Internacional: perspectivas brasileiras
Organizadores: Nelson A. Jobim, Sérgio W. Etchogoyen, João Paulo Alsina
Editora: FGV
ISBN 978-85-225-0835-8

Segurança Internacional: perspectivas brasileiras é o resultado de um inédito ciclo de seminários patrocinado pelo Ministério da Defesa em parceria com instituições públicas e privadas de excelência. As dezenas de artigos aqui compilados conformam diversificado panorama sobre o lugar do país no mundo sob o prisma das relações de segurança prevalecentes no sistema internacional. Trata-se do mais amplo e qualificado painel jamais produzido nos Brasil sobre o assunto. O espectro de temas abordados, que vão de integrações sobre o futuro das guerras interestatais à militarização do espaço e suas consequências para as potências médias, soma-se à qualidade do conjunto de autores que contribuíram para este trabalho, representando o que de melhor existe em termos de reflexão na sociedade brasileira sobre segurança internacional.
Além da utilidade óbvia como subsídio para a formulação de políticas públicas no campo da defesa nacional, este livro pode ser considerado elemento de consulta indispensável para estudantes e professores de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais, Ciências Políticas, Sociologia e Estudos Estratégicos.

Retratos do Brasil Homossexual: fronteiras, subjetividades e desejos
Organizadores: Horácio Costa, Berenice Bento, Wilson Garcia, Emerson Inácio, Wiliam Siqueira Peres
Editora: Edusp : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
ISBN 978-85-314-1245-4 (Edusp)
ISBN 978-85-7060-961-8 (Imprensa Oficial)

Oito décadas passadas, a situação mudou e nós sentimos, talvez equivocada e ilusoriamente, que já fazemos parte de qualquer retrato do Brasil que se queira comprometido com a avaliação objetiva de nossa realidade. Multidões se reúnem a cada mês de junho em várias cidades de Norte a Sul, e particularmente nesta, para festejar nossa dificilmente conquistada visibilidade no espaço social. Apesar disso, somos o país com o maior número de crimes de ódio contra homossexuais e direitos básicos nos são legalmente negados. Portanto, por tais razões de peso, temos bem presente que sob a aparência da tolerância social entrincheiram-se velhíssimos preconceitos.

Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível
Autora: Mary Neide Damico Figueiró
Editora: Eduel – Editora da Universidade de Londrina : Mercado de Letras
Coleção Dimensões da Sexualidade
ISBN 85-7216-444-8 (Eduel)
ISBN 85-7951-053-1 (Mercado de Letras)

Num momento em que a sociedade, em geral, está ciente da necessidade e da importância da educação sexual no processo educacional, é urgente que pensemos na questão da formação dos educadores para o desempenho dessa tarefa, uma vez que a formação acadêmica, há muito, vem sendo falha nesse sentido. O que é fundamental para se formar o educador sexual? Além da formação técnico-científica, que outros elementos são essenciais e não podem ser desconsiderados, com risco de se comprometer todo o processo? Quais as possibilidades e os limites desse desafio?

Tendo como base a sua experiência em formação de educadores sexuais, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a autora responde a essas e outras questões, nesta obra que é fruto de sua tese de doutorado em Educação. Com cuidado para que seu trabalho não seja visto como modelo ou padrão, ela mostra, passo a passo, como o realizou e o que constatou quando resolveu acompanhar, posteriormente, os professores que foram “preparados”.

Oficinas sobre sexualidade e gênero
Autoras: Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Maria Paquelet Moreira Barbosa
Editora: Helvécia
ISBN 978-85-87826-78-7

As oficinas servem para diagnosticar a prática – o que as pessoas pensam, o que sentem, o que vivem, o que desejam… Servem para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo e para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la. Também visam à inclusão de novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos pelas pessoas que delas participam.

Educação sexual: múltiplos temas, compromissos comuns
Organizador: Mary Neide Damico Figueiró
Editora: UEL – Universidade Estadual de Londrina
ISBN 978-85-98196-96-1

Atualmente muitos(as) educadores(as) compreendem que a educação sexual é tarefa não apenas do professor de Ciências mas do conjunto de professores(as), pois a sexualidade pode ser ensinada no interior de qualquer disciplina. Também, os profissionais das várias áreas ligadas à Saúde e ao Serviço Social sentem-se compelidos a buscar conhecimentos para atuar como segurança junto a crianças, adolescentes, jovens, adultos e até mesmo idosos. a responsabilidade da educação sexual é de todos.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Biblioteca

Civilizações perdidas

Publicado em 03/05/18

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Robôs que aprendem sozinhos

Publicado em 10/04/18