Indicações de leitura

Publicado em 13/05/15

5 - PetrusPetrus Logus
Autor: Augusto Cury
Editora: Saraiva
ISBN 978-85-8240-154-5

Mesmo após a Terceira Grande Guerra, o preconceito, o poder pelo poder, a escravidão e a exclusão social continuam presentes no mundo. Sem tecnologia nem acesso a fontes de conhecimento, os habitantes do Reino de Cosmus se veem sob o domínio do rei Apolo e de seus impiedosos conselheiros.

Nesse momento, Petrus Logus, filho do rei, se rebela e passa a criticar as decisões do pai e, com isso, assina sua sentença de morte. O mais corajoso e inteligente príncipe se vê diante do maior desafio de sua vida: sobreviver para libertar o reino e reencontrar aqueles que ama. E, em meio a isso tudo, Petrus ainda conhece uma fera que pode tanto destruí-lo quanto salvá-lo.

 

1- RetoricoA retórica do medo
Org.: Ana Lúcia Magalhães e Luiz Antonio Ferreira
Editora: Cristal

Entregamos aos leitores o resultado das reflexões sobre a paixão do medo, que, tratado de variadas formas, pretende mostrar a posição investigativa do Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos.

A partir de algumas investidas no misterioso mundo do discurso e nos meandros das paixões humanas, o objetivo do trabalho é despertar o desejo de conhecer mais sobre retórica, efetivamente nossa grande paixão.

 

6 - GuiadoestudanteGuia do estudante 2015: Atualidades
Editora: Abril
EAN 789-3614-099804

Com a Petrobrás mergulhada em problemas, crescem as dificuldades para explorar o pré-sal, a grande aposta do Brasil para o Futuro.
Extremismo, o atentado em Paris e o terror do grupo estado Islâmico.
Cuba e E.U.A, os dois países se reaproximam após mais de 50 anos.
E mais: a seca no sudeste, o medo do Ebola, o governo Dilma II, eleição na Grécia, União Euroasiática e lixo atômico.

 

2 - QuatroQuatro estações
Autor: Juliana Marinho
Editora: Laser Press
ISBN 978-85-63002-03-7

Após sofrer uma decepção amorosa, Isabelle Fantini toma uma importante decisão, muda-se para Paris e aceita um novo cargo na rede de hotéis Les Lits. Em pouco tempo morando no hotel Les Lits Paris, Isabelle faz novos amigos, descobre segredos bem guardados e desvenda um mistério.
Essa é uma história de romance e superação. Quando tudo parecia estar perdido na vida de Isabelle, o destino a surpreende de uma maneira formidável.
Faça uma viagem através da cidade mais romântica do mundo. O clima é mágico e inspira prazer nas quatro estações do ano.

 

3 - PoesiaPoesia reunida
Autor: Adélia Prado
Editora: Siciliano
ISBN 85-267-0325-0

Cada página deste livro é uma manifestação sagrada e profana da Epifania, lá onde gerúndio se recolhe e recomeça a própria existência, refletindo a iluminação instantânea e, só por isso, permanente, que só podem existir pela via do amor, seja em expressão espiritual, seja na concreção da carne. Como ensinou mestre Octavio Paz em seu clássico sobre o erotismo. A dupla chama, só o amor é imortal, posto que efêmero.

“A coisa mais fina do mundo é o sentimento”, balbucia a autora, macerando as rótulas no cascalho da estrada. E não é mesmo? Pois é! Só a poesia, peregrina errante e incerta, cabe na lâmina afiada do sentimento do mundo vasto e ignoto, mas capaz de caber no coração da mulher, cujo compasso faz dançar o Sol, a Lua, as estrelas e todas as joias da Criação.

 

4 - MetaficaMetafísica do Amor Metafísica da Morte
Autor: Arthur Schopenhauer
Editora: Martins Fontes
ISBN 85-336-1249-4

Com a Metafísica do Amor e a Metafísica da Morte – sobre a morte e sua relação com a indestrutibilidade de nossa ser em si, Schopenhauer pretende solidificar, por um lado, a concepção do amor sexual enquanto manifestação a mais direta da essência do mundo, a vontade cega de vida, sedenta por existência, por outro, a morte enquanto mero desaparecimento do organismo gerado no ato sexual, concernindo apenas ao fenômeno, não ao ser íntimo de cada particularidade. Em realidade, vida e morte, num jogo incessante, são emanações dessa única e mesma vontade como coisa-em-si, da qual o mundo multifacetado diante de nós é mero espelho.

A filosofia de Schopenhauer, ao conceber tragicamente a existência, coloca ao mesmo tempo como objetivo o provocar uma espécie de catarse diante dela. Daí podemos denomina-la uma filosofia do consolo, a oscilar entre pessimismo teórico e otimismo prático, o que o leitor poderá averiguar nos dois textos desta edição ora oferecido ao público brasileiro.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Acervo

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Periódicos de abril/ 2018

Publicado em 05/04/18

Periódicos de março/ 2018

Publicado em 08/03/18