Indicações de leitura

Publicado em 22/06/11

Empresas brasileiras centenárias
Autores: Renato Bernhoeft, Chris Martinez
Editora: Agir
ISBN 978-85-220-1255-8

Aqui estão histórias humanas e de pioneirismo que mostram o perfil empreendedor dos seus fundadores. Figuras patriarcais e determinadas, que souberam criar obras que foram além de suas existências. Em muitas delas é possível sentir um misto de determinação e (um bocado) de sorte. O que nada mais é do que aquela típica característica dos empreendedores: pessoas que se diferenciam dos demais porque foram capazes de vislumbrar oportunidades onde a grande maioria apenas enxergava problemas. Entre nessa história e veja por que essas empresas são vencedoras com o mesmo entusiasmo que senti ao escrevê-la”

Chis Martinez

Instrumento animal: o uso prejudicial de animais no ensino superior
Organizador: Thales Tréz
Editora: Canal 6
ISBN 978-85-99728-38-3

O uso prejudicial de animais vem sendo motivo de controvérsias e situações de conflitos no ensino superior e vem sendo cada vez mais explorado pela área científica, educacional, filosófica e jurídica Trata-se de uma antiga metodologia aplicada ao ensino científico nas áreas das ciências biológicas e da saúde que, além de causar sofrimento e morte de milhares de animais anualmente no Brasil, provoca uma séria reflexão sobre questões referentes ao ensino e à ética.

Este trabalho, de natureza interdisciplinar, é uma contribuição ao debate. Artigos de vários profissionais de distintas áreas expõe o tema de forma crítica e acessível, convidando a leitora e o leitor a uma reflexão aprofundada sobre as implicações destas práticas. Nele, as argumentações de cunho histórico, ético, educacional, filosófico e jurídico oferecem uma visão interdisciplinar e consistente para legisladores, juristas, educadores, estudantes, ambientalistas e demais ativistas de libertação animal.

Diário da queda
Autor: Michael Laub
Editora: Companhia das Letras
ISBN 978-85-359-1817-5

um garoto de treze anos se machuca numa festa de aniversário. Quando adulto, um de seus colegas narra o episódio. A partir das motivações do que se revela mais que um acidente, cujas consequências se projetam em diversos fatos de sua vida nas décadas seguintes – a adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise-, ele constrói uma reflexão corajosa sobre identidade, afeto e perda.

Dela também fazem partes trajetórias de seu pai, com quem o protagonista tem uma relação difícil, e de seu avô, sobrevivente de Auschwitz que passou anos escrevendo um diário secreto e bizarro. Três gerações, cuja história parece ser uma só; são lembranças que se juntam de maneira fragmentada, como numa lista em que os fatos carregam em si tanto inocência quanto brutalidade.

This Republic of Suffering
Death and the American Civil War
Autora: Drew Gilpin Faust
Editora:  Vintages Books
ISBN 978-0-375-70383-6

More than 600,000 soldiers lost their lives in the American Civil War.

An equivalent proportion of today’s population would be six million. In This Republic of Suffering, Drew Gilpin Faust reveals the ways that death on such a scale changed not only individual lives but the life of the nation, describing how the survivors managed on a practical level and how a deeply religious culture struggled to reconcile the unprecedented carnage with its belief in a benevolent God.

Fundação Conrado Wessel
Prêmio FCW de arte, ciência e cultural 2009
Editora: Fundação Conrado Wessel

A Fundação Conrado Wessel é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1994. O fotógrafo alemão Ubaldo Conrado Augusto Wessel explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação dedicada a filantropia e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil.

O poder das conexões: a importância do networking e como ele molda nossas vidas
Autores: Nicholas A. Christakis; James HJ. Fowler
Editora: Elsevier
ISBN 978-85-352-3047-5

Provocativo, muito claro e prático, O poder das conexões explica por que as emoções são contagiosas, como os comportamentos em relação à saúde se disseminam, por que os ricos ficam mais ricos e muitas outras questões.  Subvertendo a noção de primazia do indivíduo, este livro apresenta um novo e revolucionário paradigma: nós, como cardumes que mudam de direção em uníssono, somos inconscientemente levados pelas pessoas que nos cercam. O poder das conexões mudará para sempre a maneira como vemos os outros – e como nos vemos.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!

mais de Biblioteca

Civilizações perdidas

Publicado em 03/05/18

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Robôs que aprendem sozinhos

Publicado em 10/04/18