Indicações de leitura

Publicado em 27/04/11

 Alex no país dos números: uma viagem ao mundo maravilhoso da matemática
Autor: Alex Bellos
Editora: Companhia das Letras
ISBN 978-85-359-1838-0

Alex Bellos, jornalista e escritor inglês, revela a face divertida da matemática.
O livro Alex no país dos números tem muitas histórias divertidas, como a da tribo indígena que só conta até cinco ou a dos matemáticos que conseguiram derrubar cassinos e viraram milionários. O autor se envolveu em algumas aventuras. Uma vez foi à Índia em busca das origens do zero. “Sem a filosofia e a religião, a matemática não existiria. Os indianos inventaram o zero como uma interpretação matemática de suas crenças de que o nada é tudo”
Entre outras coisas afirma que o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)  é um dos centros mundiais da matemática. Cita o brasileiro Artur Ávila como um dos melhores matemáticos do planeta. Também alerta para a pouco estudada discalculia, espécie de dislexia para números.

Joana d’Arc e suas batalhas
Autor: Phil Robins
Editora: Companhia das Letras
Série Mortos de Fama
ISBN 978-85-359-1780-2

Joana d’Arc é famosa por:
• liderar o exército francês em batalhas incríveis;
• virar fumaça ao ser queimada na fogueira;
• ser uma santa absoluta.

Mas você sabia que Joana:
• precisou provar diversas vezes que não era uma bruxa?
• ouvia vozes misteriosas que lhe diziam o que fazer?
• praticamente colocou Carlos no trono da França?

Os combates de Aquiles
Autor: Mano Gentil
Editora: Companhia das Letras
ISBN 978-85-359-1801-4

Centenas de embarcações cobrem o mar cintilante: toda a armada grega se encaminha para Troia. Os gregos, enfim reunidos, dirigem-se à cidade para vingar a honra do rei Menelau, cuja esposa, a bela Helena, fora raptada pelo príncipe troiano Páris. Em pé na proa do navio, Aquiles não cabe em si de contentamento. A despeito das previsões de que Troia seria tomada graças a ele mas que isso lhe custaria a vida, o herói se recusa a acreditar que seu destino já está traçado e faz sua escolha: a uma vida longa e tranquila porém obscura, prefere a glória dos combates e uma morte que o faça brilhar eternamente na memória dos homens.

O caderno de Liliana
Autora: Livia Garcia-Roza
Editora: Companhia das Letrinhas
ISBN 978-85-7406-459-8

Liliana não entende por que a mãe foi internada. Como não pode visitá-la, a menina se põe a escrever. Contar sua rotina – as visitas da avó, os irmãos bagunceiros, o batizado da boneca preferida… – é uma forma de continuar conversando com a mãe. Palavra atrás da palavra, com a leveza e a sabedoria que só as crianças têm, Liliana vai aprender a dizer o que sente e a descobrir como dar sentido a sua tristeza, a suas alegrias e a sua maneira de ver o mundo.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Biblioteca

Civilizações perdidas

Publicado em 03/05/18

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Robôs que aprendem sozinhos

Publicado em 10/04/18