Cientistas do MIT criam sistema que consegue ler livros fechados

Publicado em 28/09/16

 

idg

Foto: Reprodução/IDG.

O sistema de imagens da MIT consegue ver através da capa de um livro e lê-lo. Isto é possível devido  à radiação terahertz, a banda de radiação eletromagnética entre microondas e luz infravermelha, e as minúsculas lacunas de ar entre as páginas de qualquer livro fechado. A radiação terahertz pode distinguir entre tinta e papel em branco de uma forma que os raios X não podem, e também oferece profundidade de resolução muito melhor do que o ultrassom.

O sistema desenvolvido por pesquisadores do MIT e da Georgia Tech usa uma câmera terahertz padrão para emitir rajadas de radiação ultracurtas e então medir quanto tempo leva para que a mesma seja refletida de volta. Um algoritmo, em seguida, mede a distância a cada uma das páginas do livro.

A tecnologia pode ser utilizada para analisar qualquer material organizado em camadas finas, tais como revestimentos de peças de máquinas ou de produtos farmacêuticos.

Leia mais…

Veja o artigo da Nature Communications descrevendo este trabalho.

Fonte: CIENTISTAS do MIT criam sistema que consegue ler livros fechados. Brasileiros, IDGNow! DigitalNetwork!,  13 set. 2016, Tecnologia – Inovação. Disponível em:<http://brasileiros.com.br/2016/09/cientistas-mit-criam-sistema-que-consegue-ler-livros-fechados/>. Acesso: 28 set. 2016.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Biblioteca

Civilizações perdidas

Publicado em 03/05/18

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Robôs que aprendem sozinhos

Publicado em 10/04/18