Aparelho criado para deficientes visuais é capaz de ler livros em voz alta

Publicado em 26/02/14
Fonte: Fuid Mit Media Lab.

Fonte: Fuid Mit Media Lab.

Desenvolvido pelo Fluid Interfaces Group, no laboratório do MIT, o FingerReader pode ser classificado como um tipo de anel capaz de ler e repetir através de um áudio as palavras de um livro qualquer.

Uma pequena câmera acoplada na superfície do anel lê as folhas de um livro (ou mesmo de um tablet) e as narra sequencialmente em voz alta para o usuário. Com a ajuda do dedo indicador, o equipamento consegue identificar as linhas e ajuda a pessoa a não se perder em meio às informações do texto. Caso o usuário ultrapasse as linhas ou invada espaços desnecessários, o anel vibrará de leve para que ele volte ao posicionamento anterior.

A vibração também ocorre quando o fim das linhas está próximo, para que as pessoas já se preparem para colocar o dedo na linha de baixo. O aparelho está em fases de testes.

Veja mais: Fluid Interfaces Group.

Fonte: CASTELI, Ian. Aparelho criado para deficientes visuais é capaz de ler livros em voz alta. Tecnomundo. Conceito.19 fev. 2014. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/conceito/51554-aparelho-criado-para-deficientes-visuais-e-capaz-de-ler-livros-em-voz-alta.htm#ixzz2uS43q5u4>. Acesso em: 24 fev. 2014.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!