Para discutir o tema Educação e Tecnologia: Revisitando a Sala de Aula, o Band marcou presença nos três dias do 6.o Congresso Pesquisa do Ensino (Conpe) do SinproSP (Sindicato dos Professores de São Paulo). Contando com workshops, mesas de discussão e conferências, o evento foi uma oportunidade para compartilhar experiências.

sinpro2

Estiveram presentes o Diretor Presidente, Mauro de Salles Aguiar, os professores Cristiana Assumpção, Daniela Godoi, Elisabete Rosa, Guilherme Aguiar e Tiago Eugênio.

Mauro de Salles Aguiar, destacou a oportunidade inédita de falar no Congresso. Diante do auditório lotado, o diretor contou sobre a ênfase que o Colégio dá à formação de professores e consultorias. “É importante participar para conhecer diferentes formas de trabalhar e estabelecer uma troca com outras pessoas”, comentou.

sinpro1

Em apresentação com o tema “O que o professor espera do TI?”, Tiago Eugênio, a partir de suas experiências com o STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths) e Band Forense, mostrou como o uso inteligente da tecnologia pode potencializar o aprendizado dos alunos. “Para  usar a tecnologia é muito importante que o professor tenha autonomia para testar ideias, apoio técnico, tempo para se planejar e capacitação”, completou Tiago.

Cristiana Assumpção compartilhou um artigo feito pelo Núcleo de Estudos, Reflexões e Discussões do STEAM (NERDS), composto por ela e pelas professoras Mariana Lorenzin e Marta Rabello. “Acredito que o Band seja referência em STEAM no Brasil, principalmente por ser uma aula curricular e feita em larga escala. Todos estavam muito interessados”, explicou ela. Além dela, Elisabete Rosa falou sobre o desenvolvimento de uma avaliação contínua com os alunos onde os resultados gerarão novas estratégias para as aulas de STEAM.

Na área da Educação Física, Guilherme Aguiar e Daniela Godoi levaram para o Congresso um projeto construído junto a também professora, Cláudia Cristina Sacardo, no qual o aplicativo de perguntas e respostas “Kahoot” é usado para ensinar a parte teórica que envolve os esportes. “No Congresso percebi que, com as mudanças que estão ocorrendo no Band, o Colégio está numa linha muito atual”, contou Daniela.