Atenção: dia 09/04, terça-feira, das 16:00 às 18:00, tem o primeiro Encontro com a equipe pedagógica do Fund I de 2024.
A apresentação abordará a matriz curricular, os horários de aula, os diferenciais da proposta pedagógica e os cursos extracurriculares. Ao final, faremos uma visita a alguns dos espaços que fazem parte do dia a dia das crianças!
Para participar, preencha o cadastro aqui e, ao final, escolha a opção “participar de reunião coletiva (presencial) com a equipe pedagógica do Fundamental I”.
As vagas são limitadas!
]]>
Além disso, eles também aproveitaram para rever os colegas e colocar o papo em dia. Para Mayra Ivanoff, diretora pedagógica do Band, esse reencontro foi muito impactante. “Quando a gente olha os números, é diferente de quando vemos todos eles comemorando juntos, é impressionante”. Além disso, Mayra também ressaltou a emoção sentida por muitos professores de poderem rever os estudantes. “É uma sensação de dever cumprido: vê-los seguindo a vida, entusiasmados e felizes após toda a trajetória no Colégio”.
“O Dia dos Bixos é um momento simbólico que celebra, com toda a comunidade BAND, as memórias compartilhadas, os vínculos construídos e as diferentes e singulares trajetórias vividas. As tão sonhadas aprovações universitárias são uma das consequências do processo formativo escolar e, a cada ano e com cada turma, comemoramos, também, nosso sonho de educação e o trabalho de todos os educadores que tanto se dedicam para que isso seja possível”, relatou a coordenadora do Departamento de Futuro e Carreiras, Vanessa Passareli.
“Comemorar a conclusão de um ciclo de vida, que atravessa o Ensino Fundamental ao Médio é maravilhoso! Nessa travessia muitos desafios são vencidos e significam aprendizado para toda a vida. Quando há, ainda, a conquista por uma vaga na universidade, isso fica mais especial, e esse encontro é a chance de celebrar as conquistas” revelou a orientadora da 3.a série, Renata Lourenço.
Confira aqui a galeria de fotos.
]]>O letramento racial da Comunidade Band é um dos principais objetivos do BandAntirracismo, por permitir estudo e compreensão mais aprofundados do tema e como ele influencia nossas escolhas e comportamentos. Por isso, os membros da Equipe prepararam uma newsletter com recomendações de filmes, livros, podcasts e outros conteúdos relacionados ao assunto e esperam poder contribuir mensalmente desta maneira.
Confira a 22.a edição clicando aqui.
]]>
Thiago atualmente é Membro do Conselho de Administração e Presidente da JHSF UK empresa responsável por grandes empreendimentos como o Shopping Cidade Jardim e o Grupo Fasano.
Durante a palestra, o Diretor compartilhou com os estudantes e educadores um pouco sobre a sua trajetória ao longo dos anos, sobre a empresa e quais são as características para garantir a excelência no trabalho. Para Franco Ramunno, coordenador do BandInvest, a palestra foi muito benéfica. “O que me surpreendeu bastante foi a qualidade das perguntas dos nossos alunos, que questionaram sobre como a rede Fasano, por exemplo, escolhe novos negócios. E sobre como conciliar a vida profissional e a pessoal”.
O evento contou com a apresentação de uma banda que teve a participação dos professores Carol Canelo e Felipe Sampaio. Além disso, durante os intervalos e ao longo da semana, também foi realizada uma decoração de cookies, uma oficina de miçangas e origamis com o propósito de presentear alguém amado e uma pintura de emojis com o objetivo de auxiliar na demonstração dos sentimentos.
Confira aqui a galeria de fotos.
]]>O letramento racial da Comunidade Band é um dos principais objetivos do BandAntirracismo, por permitir estudo e compreensão mais aprofundados do tema e como ele influencia nossas escolhas e comportamentos. Por isso, os membros da Equipe prepararam uma newsletter com recomendações de filmes, livros, podcasts e outros conteúdos relacionados ao assunto e esperam poder contribuir mensalmente desta maneira.
Confira a 21.a edição clicando aqui.
]]>
A saída, que esteve vinculada à disciplina de Ciências, teve como objetivo proporcionar o conhecimento da Ciência Brasileira relacionada à perspectiva histórica e abordou diferentes temas como a biografia de Vital Brazil, a organização do trabalho científico e as tecnologias empregadas na produção de soro antiofídico.
Além disso, os estudantes também puderam conhecer diferentes áreas do Parque que se encontra vinculado ao Instituto Butantan, misturar diversão e aprendizado, e colocar o que está sendo visto em sala de aula em prática. “A visita ao Butantan Parque da Ciência foi muito especial, nossos alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Diretor Cultural do Instituto e ver ao vivo a extração do veneno de cobra, o que resultou na criação de uma nova perspetiva para a ciência que a gente faz no Brasil”. Compartilhou, Mariana Lorenzin, coordenadora de Ciências, STEM e STEAM.
Confira aqui a galeria de fotos.
]]>O show, que foi uma homenagem à franquia de sucesso de High School Musical da Disney, contou com um repertório repleto de canções presentes nos três filmes e, além disso, o cenário buscou fazer referências à identidade visual do colégio fictício East High.
Segundo a diretora do curso, Leonor Veras, as músicas escolhidas foram um desafio que foi muito bem enfrentado pelas 15 alunas que fizeram parte da atividade. “Nossas alunas enfrentaram muito bem esse desafio com técnica, afinação e espírito de equipe e foi muito especial vê-las no palco”, relatou Leonor, que ressaltou também a importância da execução das coreografias ao longo da apresentação. “Destaco ainda a coreografia da música ‘We Are All In This Together’, difícil por si só de ser executada, ainda mais com o canto simultâneo. A grande maioria chegou muito tímida na primeira aula e a transformação durante o processo foi notável na entrega!”.
Confira a galeria de imagens clicando aqui.
]]>Os alunos dos 8.os e 9.os anos do Ensino Fundamental II apresentaram a peça “A Caixa de Pandora e outros mitos gregos”. Uma criação coletiva a partir da pesquisa dos principais mitos gregos. “No início do ano, tivemos contato com autores de textos teatrais clássicos ocidentais, como Shakespeare, Moliere e Büchner, mas o grupo apresentou forte interesse na mitologia grega e resolvemos criar nossa peça”, contou Luciana Barboza, professora da turma.
Cada aluno pôde escolher o mito que mais se identificava e produzir a peça baseada nessa escolha. Além disso, a aluna Manuela Sgambatti fez a concepção da trilha sonora, o aluno Nikolas Zella fez a pesquisa e edição dos efeitos sonoros e os alunos Vinicius Machado e Rafaela Bonfá compuseram um rap para uma cena.
Já os estudantes da 1.a série do Ensino Médio apresentaram “O espectador condenado à morte” que contou com a direção de Luana Freire e Rodrigo Audi . A obra é uma adaptação da peça homônima de Matéi Visniec, que foi escrita em 1986 e propõe uma reflexão crítica sobre a justiça e o próprio teatro. Trata-se de um espectador acusado e condenado à morte em um julgamento totalmente questionável. As testemunhas são profissionais do teatro e a ficção e a realidade são constantemente confrontadas.
Diferente de uma peça tradicional, nessa montagem, os alunos apresentaram mais de um personagem. “Cada estudante fez mais de um personagem, cada um foi interpretado por três a quatro estudantes, dessa forma, trouxemos ao palco a ideia de que, nas nossas relações sociais, nos revezamos entre a função de julgar, defender, acusar e testemunhar, o que também rendeu ao grupo a possibilidade de ampliar as experimentações”, compartilhou a professora Luana Freire.
Os vídeos das apresentações estão disponíveis no Moodle, Guia do Ano, Apresentações de Teatro 2023.
Confira a galeria de fotos: (créditos: João Caldas)
A Caixa de Pandora e outros mitos gregos
O espectador condenado à morte
]]>
Durante dois dias muito especiais, reunidos no quinto andar da torre nova, os educadores puderam assistir diferentes palestras e participar de cafés da manhã muito especiais. Na segunda-feira, para abrir a semana, foi realizada uma palestra para relembrar toda a trajetória do Colégio, que contou com a presença do Diretor Geral, Eduardo Tambor, do coordenador do Núcleo de Estratégia e Inovação do Colégio, Mauro Aguiar, e de Helena de Salles Aguiar, Diretora de Planejamento e Integração.
“Com a chegada de 2024, iniciamos a comemoração dos 80 anos de Band, marcados pela história, resiliência e trabalho que só é possível por conta dessa equipe toda que está reunida aqui hoje”, relatou Tambor. Mauro também compartilhou histórias sobre o Colégio e explicou todo o caminho que foi necessário percorrer para chegar ao Band que conhecemos atualmente. “Dirigido por um rapaz de vinte e poucos anos, o engenheiro Antônio Carvalho Aguiar, o Colégio sempre foi marcado pela constante inovação e diversidade”.
Já Helena contou um pouco de suas lembranças como aluna do Band. “Eu tive toda a minha história como aluna aqui dentro e inclusive também fui aluna de muito de vocês que estão aqui hoje”. Além disso, alguns professores dividiram com o público as suas experiências, como, por exemplo, o Coordenador do Departamento Internacional, José Olavo de Amorim, que está no Colégio há cerca de 48 anos. “Muito obrigado, Bandeirantes! Foii aqui que eu tive a oportunidade de ser realmente um educador, nessa escola apaixonante”. Ao final da palestra, os educadores participaram de um almoço temático, que contou com comida baiana, uma barraca de acarajé e uma banda com direito ao melhor da música brasileira.
No segundo dia, a manhã se iniciou com uma palestra de Bruna Waitman, aluna formada no Band em 2006 e que atualmente é Diretora Executiva do Instituto Sol, que promove a inclusão de jovens em escolas particulares. Ao longo do encontro, Bruna compartilhou relatos, dados e os diferentes projetos que estão sendo implementados. “O papel da escola, dos educadores e do Instituto é muito central. E para obtermos sucesso, é necessário que, junto às famílias, estejamos sempre alinhados”.
A segunda palestra, conduzida por António Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da mesma instituição, teve como tema “Sem escolas e sem professores, não há futuro” e abordou os principais desafios da educação atual mediante uma sociedade altamente digitalizada. “Para conquistarmos a liberdade da educação em um espaço coletivo é preciso entender que a escola é a síntese, pois é por meio dela que conquistamos a liberdade coletiva”.
Por fim, o psicólogo e escritor José Ernesto Bologna se juntou aos palestrantes para um rápido debate acerca de diversos assuntos relacionados à educação.
Confira a galeria de fotos aqui.
]]>